ANÁLISE DE SOLO

SERVIÇO AMBIENTAL

A análise de solo é caracterizada pelo emprego de técnicas dedicadas a classificação dos diferentes tipos de solos, avaliar fertilidade, aplicadas também a levantamento pedológicos nas mais variadas escalas, adquirir informações de capacidade de infiltração, bem como identificar áreas contaminadas  e  utilizada para descrição de áreas degradadas.  

Importância

Com a análise de solo propomos soluções de problemas, além de impulsionar o mapeamento de solos brasileiros também auxilia no planejamento do uso de terras, zoneamento agropedoclimático, melhora o uso dos recursos do solo e água em sistemas produtivos que colaboram com a recuperação de solos degradados ou contaminadas.

 

Como é feito?

Realizada de acordo com Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Onde compilamos características morfológicas, assim como físicas, químicas e mineralógicas, descritas em campo e analisadas em laboratórios. 
 

Classificação de solo

O que é?

Consiste em categorizar os corpos naturais (solos) em função da composição e processos de formação, expresso nos horizontes.

Como é feito?

Realizada de acordo com Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Onde compilamos características morfológicas, assim como físicas, químicas e mineralógicas, descritas em campo e analisadas em laboratórios. 

Fertilidade de solo

 

O que é?

A fertilidade natural dos solos é relacionado a processos pedogeneticos,  influenciados pela natureza do material de 

origem, interações entre propriedades físicas, químicas, mineralógicas e biológica do solo. 

 

 

 

 

 

 

 

Como é feito?

É realizada análise laboratorial quantitativa com relação a parte química de macro e micronutrientes onde os nutrientes absorvidos em grandes quantidades pelas culturas são considerados macronutrientes. Aqueles absorvidos em menores quantidades, são considerados micronutrientes; utilização do método de peneiras para análise de textura, responsável por influenciar no comportamento físico-hídrico e químico do solo, e por isso, sua avaliação é de grande importância para o uso e manejo dos solos utilizados para a agricultura; Caracterização mineral de argilas, importante para identificar argilas expansivas.

Vantagens: Com a análise pode-se concluir quais nutrientes faltam ou excedem para um melhor manejo do solo.
 

Levantamento pedológico 

 

O que é?

Compreende num prognóstico da distribuição geográfica dos solos como corpos  naturais.  Tal possibilita delinear áreas em termos de classes de solos, aferir extensões e limites é obter um memorial descritivo sobre os solos da área estudada.

Como é feito?

Em função do tipo de levantamento, ou seja, da escala de trabalho. Podendo ser nível exploratório ou de reconhecimento.

Empregamos: trabalho de campo, descrição de perfis, amostragem, classificação do solos e por fim somamos informações de relevo, vegetação e material de origem para construção de mapas temáticos.  


 

© 2017 por Cráton Consultoria.

whatsapp.png