ANÁLISE MINERAL E PETROGRÁFICA

      A análise mineral tem como objetivo principal a caracterização composicional de rochas, sendo possível qualificar e quantificar amostras monominerálicas e poliminerálicas. Existem diferentes métodos para realização de uma análise desse tipo, sendo os mais comuns o DRX e o FRX. O método DRX (Difratometria de Raios X) identifica os minerais constituintes da amostra, de forma qualitativa, enquanto o método FRX (Fluorescência de Raios X) trás sua composição química por elemento, de forma quantitativa. Estes métodos apresentam produtos finais diferentes, portanto é de suma importância que o profissional faça o diagnóstico e escolha o método que melhor atenderá as exigências do projeto. As análises são realizadas no laboratório de Geoquímica localizado no Instituto de Geociências da UnB. As amostras são preparadas seguindo todas as normas laboratoriais para danos como contaminação não venham alterar os resultados finais. 

     A análise petrográfica trata-se da identificação mineral por meio de análises microscópicas. As amostras de rochas são submetidas a laminação gerando lâminas delgadas ou seções polidas que serão analisados posteriormente em microscópios petrográficos. Os profissionais identificam na amostra a melhor faixa amostral para a confecção dos produtos, e em laboratório os produtos são analisados. Os dados oriundos das análises são expressos em relatório. Todas as análises são realizadas na dependências do Instituto de Geociências da Unb.  

     Existem muitas formas de operar uma análise mineral ou petrográfica, e isso vai depender dos objetivos do projeto. Faça um orçamento e descubra qual análise é ideal para você!

  • Análise geoquímica para caracterização mineral

  • Análise e descrição de lâminas petrográficas

© 2017 por Cráton Consultoria.

whatsapp.png