top of page
  • Foto do escritorLuís Pires e Cláudia Xavier

Locação de poço - Importância e Procedimentos


A locação de poço é um serviço cujo o objetivo é a caracterização da geologia e da hidrogeologia de um local, para que seja possível determinar os melhores lugares para a perfuração de um poço artesiano. Além disso, é possível obter uma previsão da qualidade da água a ser extraída do mesmo.

Existem três tipos principais de aquíferos, sendo eles, os fraturados, os porosos (ou intergranulares) e os cársticos. Os aquíferos fraturados são aqueles em que a água é transportada e armazenada nas fraturas, fendas e falhas nas rochas. Já os aquíferos cársticos são aqueles em que a água é transportada pelas cavidades ou aberturas causadas pela dissolução de rochas, ocorrendo comumente em calcários. Por fim, há os aquíferos porosos, que são aqueles em que a água ocorre no espaço vazio dos materiais, ou seja, na porosidade dos solos e dos sedimentos em rochas sedimentares.

O serviço inclui a realização de um estudo prévio da propriedade do cliente e de possíveis áreas adjacentes, por meio de um levantamento de informações de campo utilizando mapas regionais, imagens de sensoriamento remoto e estudo de poços próximos, além de serem realizadas visitas técnicas para mapear as formações geológicas do local e aferir o potencial hidrogeológico de cada uma delas. Ao longo de todo esse processo, a Cráton conta com o apoio de consultores especialistas no assunto e com anos de experiência.

Para se alocar um poço, são realizadas duas principais etapas, o estudo pré-campo e uma visita técnica. A primeira etapa serve para obtermos informações da região, sua metodologia é pelas seguintes fases:


  1. Análise de poços da região: O primeiro passo é saber a localização da área do serviço, em seguida é necessário adquirir os dados regionais. Os dados das áreas são feitos através de sites oficiais, como do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e outros órgãos, que disponibilizam dados de geologia regional, hidrogeologia regional, pedologia, clima da região e de poços na região. Através do último podemos ter dados de perfis construtivos e geológicos dos poços já construídos na região, o que auxilia na caracterização litológica do local.

  2. Análise de fotografias aéreas/imagens de satélite: As imagens de satélite são importantes pois a partir dela podemos ver as feições lineares causadas pela água. Podemos observar também as estruturas das rochas, como fraturas que permitem a infiltração e percolação d'água, fazendo com que haja o armazenamento de água subterrânea. Esta etapa também é conhecida como “análise de lineamentos”.

  3. Levantamentos Geofísicos: Os métodos geofísicos mais utilizados para o trabalho hidrogeológico são os elétricos, seus dados são contínuos e contém uma alta precisão. Devido ao seus levantamentos podemos encontrar corpos d'água superficiais e faz com que haja a caracterização de estruturas, como fraturas mais rápido. Ela também nos permite uma base para saber a litologia do local.

A etapa de trabalho de campo, serve para analisar a geologia local e analisar locais com possíveis fraturas.

Para fazer uma locação de poço a várias etapas e todas com seu grau de importância para que haja o maior sucesso possível.


Bibliografia:



Como definir o melhor local para a perfuração de um poço? - Blog Geoscan. Disponível em: <https://www.geoscan.com.br/blog/melhor-local-para-perfuracao-de-poco-artesiano/ >. Acesso em: 14 nov. 2022.


Aquíferos poroso, cárstico e fissural. Qual a diferença entre eles? | Dicas Cursos CPT | Cursos a Distância CPT. Disponível em: <https://www.cpt.com.br/dicas-cursos-cpt/aquiferos-poroso-carstico-e-fissural-qual-a-diferenca-entre-eles >. Acesso em: 14 nov. 2022.



Gostou do conteúdo e gostaria de um orçamento? Entre em contato conosco clicando no botão abaixo.





WhatsApp icone
bottom of page