top of page
historia-vista-aerea-antes-e-depois.jpg

DIAGNÓSTICO DE MEIO FÍSICO

kisspng-plant-hand-clip-art-holding-hand

O que é? 

O diagnóstico de meio físico consiste em investigar os fatores ambientais e suas interações para caracterizar a qualidade ambiental de uma área antes e após a implantação de um empreendimento. O diagnóstico leva em consideração uma série de procedimentos que se concentram em trabalho de geoprocessamento, caracterização geológica, pedologia, geomorfologia, solo e topografia, hidrogeologia, caracterização climática e meteorológica.

Qual a importância de fazer um diagnóstico de meio físico?

O diagnóstico de meio físico é uma etapa obrigatória do processo de licenciamento ambiental e é fundamental para garantir a sustentabilidade ambiental do empreendimento. Além disso, o diagnóstico permite uma tomada de decisões responsáveis em relação ao uso dos recursos naturais, garantindo o cumprimento das normas e regulamentações ambientais vigentes.

 

Como fazemos o serviço de diagnóstico de meio físico?

​O serviço de diagnóstico de meio físico fornecido pela Cráton é realizado em diversas etapas, como levantamento bibliográfico que consiste na busca e análise de informações sobre a área de estudo, coleta de dados e amostras em campo, análises laboratoriais e aplicações de técnicas de geoprocessamento. Além disso, envolve a elaboração de relatório técnico, mapas e outras informações que possam ser úteis para o
planejamento e gestão ambiental da área em questão.

 

Vantagens: 

●  Identificação de áreas de risco ambiental e prevenção de danos ao meio ambiente;
●  Avaliação detalhada das condições ambientais da área;
●  Conformidade com as normas e legislações ambientais legais, evitando possíveis sanções;
●  Maior segurança na tomada de decisões em relação ao uso e ocupação da área;
●  Gestão ambiental adequada;
●  Contribuição para o desenvolvimento sustentável.

 
 

 

bottom of page