ENSAIO DE INFILTRAÇÃO

HIDROGEOLOGIA

Qual a importância?

         O conhecimento da permeabilidade de um solo é de fundamental importância para diversos problemas nas áreas de geologia e engenharia. Estudos a cerca de drenagem, rebaixamento do nível d’água, recalques, barragens, implantação ou consolidação de obras civis e/ou projetos ambientais,  caracterização hidrogeotécnica dos terrenos naturais e/ou artificiais, pedologia, etc, podem ser caracterizados por meio do ensaio de infiltração.

O que é?

        O serviço de condutividade elétrica visa calcular e determinar o coeficiente de permeabilidade do solo através de um ensaio de infiltração in situ.

      A capacidade de infiltração de um solo pode ser elevada pela atuação de fenômenos naturais que provocam o aumento da permeabilidade do mesmo, onde fatores como porosidade, tamanho, distribuição, forma e arranjo das partículas do solo interferem nos resultados do ensaio.

Como fazemos?

       Utilizamos dois métodos para o cálculo da permeabilidade: Open end Hole e Anéis Concêntricos. O método Open end Hole é utilizado para determinar a condutividade hidráulica vertical (KV), em diferentes profundidades, enquanto o método Anéis Concêntricos determina a condutividade hidráulica na superfície.

        Tanto o método Open end Hole quanto o método Anéis Concêntricos conta com parte de pré campo, campo e pós campo, onde a depender do método escolhido, algumas especificidades devem ser consideradas. Na etapa de pré campo, análises pedológicas são feitas a fim de fazer uma pré-definições dos pontos a serem amostrados, assim como reuniões de alinhamento e check list da instrumentação necessária para a realização do campo

 

     O método Open end Hole consiste na determinação da KV em profundidade. Geralmente essas profundidades já são pré-estabelecidas e utilizamos canos de pvc  de comprimento 50,100,150 e 200 cm para realizarmos o ensaio. Em campo, os canos são fixados no substrato e medições são feitas a partir da água que é introduzida no interior dos mesmos. São registrados dados de todos os pontos em caderneta e na etapa pós campo, por meio de uma formulação matemática, é possível definir o coeficiente de condutividade hidráulica.

       O método Anéis Concêntricos é utilizado para determinar a condutividade hidráulica vertical (Kv) na superfície e para isso são utilizados 2 cilindros metálicos. A partir do uso do equipamento em campo é possível coletar os dados. Uma fórmula matemática específica é utilizada para definir o coeficiente de condutividade hidráulica. Geralmente na prestação desse tipo de serviço os dois métodos podem ser feitos simultaneamente, uma vez que, juntos, nos trarão informações complementares, possibilitando uma melhor interpretação das condições do local de estudo.

Vantagens

  • Somos uma equipe jovem de graduandos em Geologia;

  • Contamos com colaboradores e consultores na área de Hidrogeologia, garantindo um conhecimento técnico de qualidade;

  • Possuímos toda a instrumentação necessária para a realização dos ensaios e domínio no manuseio dos mesmos;

  • Temos experiência com esse serviço;

  • Somos referência na área.

© 2017 por Cráton Consultoria.

whatsapp.png