top of page

ENSAIO DE INFILTRAÇÃO

HIDROGEOLOGIA

trado png bege.png

QUAL A IMPORTÂNCIA DE FAZER UM ENSAIO DE INFILTRAÇÃO?

O conhecimento da permeabilidade de um solo é de fundamental importância para diversos problemas nas áreas de geologia e engenharia. Estudos a cerca de drenagem, rebaixamento do nível d’água, recalques, barragens, implantação ou consolidação de obras civis e/ou projetos ambientais,  caracterização hidrogeotécnica dos terrenos naturais e/ou artificiais, pedologia, etc, podem ser caracterizados por meio do ensaio de infiltração.

O QUE É ENSAIO DE INFILTRAÇÃO?

O serviço de condutividade elétrica visa calcular e determinar o coeficiente de permeabilidade do solo através de um ensaio de infiltração in situ.

 

A capacidade de infiltração de um solo pode ser elevada pela atuação de fenômenos naturais que provocam o aumento da permeabilidade do mesmo, onde fatores como porosidade, tamanho, distribuição, forma e arranjo das partículas do solo interferem nos resultados do ensaio.

COMO FAZEMOS O SERVIÇO DE ENSAIO DE INFILTRAÇÃO?

Utilizamos três métodos para determinar a infiltração do solo: Open end Hole, Anéis Concêntricos e Ensaio Prismático. O método Open end Hole é utilizado para determinar a condutividade hidráulica vertical (KV), em diferentes profundidades, enquanto o método Anéis Concêntricos determina a condutividade hidráulica na superfície. Já o Ensaio Prismático é aplicado para aferir o coeficiente de permeabilidade (Ci).

 

Todos os métodos contam com parte de pré campo, campo e pós campo, onde a depender do método escolhido, algumas especificidades devem ser consideradas. Na etapa de pré campo, análises pedológicas são feitas a fim de fazer uma pré-definições dos pontos a serem amostrados, assim como reuniões de alinhamento e check list da instrumentação necessária para a realização do campo.

Open end Hole

O método Open end Hole consiste na determinação da KV em profundidade. Geralmente essas profundidades já são pré-estabelecidas e utilizamos canos de pvc  de comprimento 50,100,150 e 200 cm para realizarmos o ensaio. Em campo, os canos são fixados no substrato e medições são feitas a partir da água que é introduzida no interior dos mesmos. São registrados dados de todos os pontos em caderneta e na etapa pós campo, por meio de uma formulação matemática, é possível definir o coeficiente de condutividade hidráulica.

Anéis Concêntricos

O método Anéis Concêntricos é utilizado para determinar a condutividade hidráulica vertical (Kv) na superfície e para isso são utilizados 2 cilindros metálicos. A partir do uso do equipamento em campo é possível coletar os dados. Uma fórmula matemática específica é utilizada para definir o coeficiente de condutividade hidráulica. Geralmente na prestação desse tipo de serviço os dois métodos podem ser feitos simultaneamente, uma vez que, juntos, nos trarão informações complementares, possibilitando uma melhor interpretação das condições do local de estudo.

ensaiobege.png
ensaio_edited.png

Vantagens

  • Somos uma equipe jovem de graduandos em Geologia;

  • Contamos com colaboradores e consultores na área de Hidrogeologia, garantindo um conhecimento técnico de qualidade;

  • Possuímos toda a instrumentação necessária para a realização dos ensaios e domínio no manuseio dos mesmos;

  • Temos experiência com esse serviço;

  • Somos referência na área.

Ensaio Prismático

Já o Ensaio Prismático, diferentemente dos demais, tem como objetivo a determinação do coeficiente de infiltração/permeabilidade do solo. Para isso, é cavado um buraco de dimensão 30cm x 30cm x 30cm, que em seguida é preenchido com 5 cm de brita nº 1 para evitar a floculação do particulado fino. Posteriormente, a cova é preenchida com água até o topo para saturar o solo, e é colocada uma régua na parede da cova. Após a saturação do solo, a cova é novamente preenchida com água até atingir a marcação de 15cm na régua. Então, mede-se o tempo necessário para o nível da água ir de 15 até 14 cm na régua. Essa leitura deve ser realizada 5 vezes para se obter o tempo de percolação da água (t).

 

A partir dessas leituras, pode-se calcular o coeficiente de infiltração do solo de duas formas: por fórmulas matemáticas e pelo método gráfico, utilizando a curva de infiltração conforme normatizado pela NBR 7.229/93.

 

WhatsApp icone
bottom of page