MAPEAMENTO GEOLÓGICO
O que é?
Este serviço se trata de um mapeamento geológico, ou seja, realização e registro de observações geológicas visando a produção de um mapa geológico. Tem como objetivo identificar se a área em estudo apresenta recursos minerais, como, água, rochas ou minerais, com viabilidade para exploração, ou seja, se esses recursos se dispõem em alta quantidade e boa qualidade. Alguns exemplos são: formações de calcário, que servem para fabricação de brita; formações graníticas, que podem ser exploradas para a utilização como rochas ornamentais; e depósitos de ouro, que podem ter como finalidade produção de jóias e afins.
Como é feito o serviço de Mapeamento Geológico?
A Identificação deste Potencial de Exploração pode ser dividida em três etapas: levantamentos bibliográficos da área a ser mapeada, trabalho de campo e análises laboratoriais das amostras recolhidas na área de estudo.
1º etapa: O levantamento bibliográfico se baseia em estudos e interpretações de informações sobre a geodiversidade da região (geologia - estudo da terra; litologia - estudo da rocha; pedologia - estudo do solo; geomorfologia - estudo das formas da superfície terrestre), disponíveis em bancos de dados de órgãos públicos, como a Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Essa etapa é essencial e de extrema importância para o início do serviço, pois conferimos se a área está requerida ou não para utilização e verificamos se existe alguma mineradora na região, obtendo informações prévias do que pode ser encontrado na propriedade a ser mapeada. É feita uma pesquisa a respeito da geologia regional visando encontrar feições ou rochas específicas que possam conter determinados minérios, ou seja, é feito um planejamento do que procurar e do que pode ser encontrado no local a ser mapeado.
2º etapa: Já o trabalho de campo é feito com o intuito de validar o que foi estudado no levantamento bibliográfico, além de observações mais pontuais da geologia local, como estruturas geológicas, contatos entre litologias, feições topográficas e geomorfológicas. Além disso, é no trabalho de campo que ocorre a coleta das amostras de rochas mais representativas para que se faça as análises laboratoriais, ou seja, a coleta não é de qualquer amostra exposta na propriedade, é uma amostra bem selecionada para que os resultados sejam mais acurados e precisos.
3º etapa: A última etapa do serviço se trata da realização de análises geoquímicas das amostras coletadas em campo com o intuito de se obter a qualidade e a quantidade dos minerais e/ou dos elementos químicos presentes nas amostras. Com isso, obtemos um laudo sobre os depósitos minerais e/ou formações rochosas presentes e um melhor direcionamento sobre o que pode ser explorado no local.
As ferramentas utilizadas nesse serviço são básicas para qualquer estudo de campo de geólogos: Caderneta de Campo, Imagens Aéreas, Martelo Geológico, GPS e Bússola. Outras ferramentas podem ser adicionadas a depender das especificações do projeto.
Quais são as vantagens?
Nos destacamos por antes mesmo de dar início ao projeto, analisamos a situação da propriedade e dos confrontantes cuidadosamente junto com o cliente, no Software SIGMINE da ANM, que nos permite analisar a disponibilidade da propriedade para exploração e registros de pesquisa mineral das propriedades vizinhas. Além disso, utilizamos ferramentas SIG (Sistema de Informação Geográfica) para planejamento do campo e confecção do mapa geológico. Também é possível a utilização de sensoriamento remoto para análise composicional de objetos da superfície, como rochas e minerais.
O produto final do potencial exploratório é o mapa geológico da área na qual foi realizado o estudo, com descrição completa das feições geológicas. Além disso, será entregue relatório técnico com as interpretações geológicas da região, afirmando se o local pode ou não conter rochas ou minerais com potencial para exploração.
Com a Cráton você tem acesso a serviços personalizados de acordo com o objetivo do seu projeto. Além disso, temos acesso a consultores e professores especialistas nas áreas de exploração mineral e mapeamento geológico, que nos auxiliam na melhor estratégia em campo e interpretação dos resultados.