ANÁLISE AMBIENTAL

Plano de recuperação de área degradada - PRAD

 

O que é?

Plano  empregado para recuperação de áreas degradadas,  caracterizada por  apresentar alterações de suas propriedades físicas, químicas ou biológicas modificações  estas que tendem a  comprometer, temporária ou definitivamente, a composição, estrutura e funcionamento do ecossistema natural.

 

Como é feito?

Caracterização da gleba, tipo de degradação incluído atributos de localização, meio físico e biótico. E por fim, proposição de medidas de recuperação com ênfase no solo. 

Para esse serviços contamos com parceria da O2 consultoria ambiental, no que refere-se caracterização do meio biótico.  

Identificação de pluma de contaminação 

 

O que é?

Trata-se de uma técnica utilizada para detectar  substâncias químicas presentes no solo, decorrentes de atividades antrópicas .

 

Como é feito?

 A detecção é feito a partir de procedimentos diretos: amostragem, análises química de solo e indiretas com emprego geofísica: imageamento elétrico, GPR (Ground Penetrating Radar) e polarização induzida.  

Por fim os  resultados  são comparados com a  Resolução do CONAMA 460/2013, que dispõe  valores de qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas, assim como  diretrizes para o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas por essas substâncias em decorrência de atividades antrópicas. 

Para esse serviços contamos com parceria Phygeo, no que refere-se métodos geofísicos.  

© 2017 por Cráton Consultoria.

whatsapp.png