top of page
  • Foto do escritorFernanda Rolo e Wdilson Frade

Mapeamento Geológico


O que é?

O mapeamento geológico é um trabalho de pesquisa realizado por geólogos para investigação das rochas presentes na área de interesse. Neste trabalho é identificado as rochas presentes na área, além da caracterização das estruturas presentes nessas rochas como dobras, falhas, fraturas e outras informações geológicas. Como produto é elaborado um mapa geológico de acordo com a escala de interesse do projeto que localiza e compila os dados captados e um relatório técnico apresentando o trabalho desenvolvido.

Figura 1: Fotos do trabalho de mapeamento geológico realizado pela Cráton em Formosa-GO



Funcionalidade


O objetivo principal do mapeamento geológico é a elaboração de um mapa geológico em escala de interesse para detalhe da área de estudo, juntamente com a elaboração de um relatório técnico detalhando as atividades desenvolvidas, os produtos obtidos e as interpretações dos resultados da área de interesse. Seus objetivos específicos incluem a caracterização das ocorrências minerais da região e seu potencial econômico associado, além de determinação dos tipos e formas de contatos entre as diferentes unidades geológicas, delimitação de domínios estruturais, caracterização petrográfica e adequação de modelos de evolução tectônica para a área mapeada.


Desenvolvimento


O trabalho de mapeamento é dividido em três etapas: pré-campo, campo e pós campo. A etapa pré-campo consiste na fase inicial e preparatória para a realização do mapeamento geológico, na qual é feito um levantamento de todos os dados da área de estudo que já estão publicados e disponíveis. A etapa de campo é quando ocorre a visita técnica na área de interesse seguindo perfis de caminhamento pré-determinados de forma a maximizar a cobertura da área de mapeamento com o objetivo de coletar dados geológicos da região. Por fim, a etapa pós-campo, realiza a compilação dos dados obtidos em campo e na fase pré-campo por meio de um mapa geológico final e um relatório contendo todas as informações obtidas e as interpretações.

Figura 2: Afloramento em campo observado por membro da Cráton.


Mapeamento geológico realizado pela Cráton


Por ser um serviço de alta demanda e a empresa prezar sempre pela qualidade na entrega dos serviços, a logística do projeto é diferente de qualquer outro projeto realiazado dentro da empresa. O projeto de mapeamento foi dividido em coordenações, cada uma com seu respectivo líder e equipe, sendo elas: geoprocessamento, logística, relatório e campo, além de ter um gerente monitorando tudo e sempre em contato com o cliente.

Cada coordenação foi responsável por uma etapa do mapeamento, como descrito anteriormente. Na etapa pré-campo, a coordenação de geoprocessamento levantou os dados necessários para ir pra campo e para começar a confecção do relatório junto com a coordenação de relatório, enquanto a coordenação de logística organizou o que foi preciso para ocorrer o campo, como equipamentos, transporte, diária dos membros, etc.

O período de campo, as equipes são levadas para fazer o mapeando da área. Ao final deste período, a equipe, em conjunto, confeccionou o mapa geológico. Por fim, no período pós-campo, foram coletados todos os dados de campo para a finalização do relatório com todos os dados exigidos pelo cliente, para o devido fim contratado.

Ao final deste projeto, além do relatório, o produto final foi o mapa apresentando todas as litologias e estruturas geológicas encontradas na área do cliente.


Referências Bibliográficas


Mapeamento geológico: entenda o que é. 14/05/2021. Disponível em:



Mapeamento geológico o que é? Disponível em: https://petrusconsult.com.br/mapeamento-geologico-o-que-e/ Acesso em: 09/08/2023


CRÁTON CONSULTORIA EM GEOLOGIA. Projeto de Mapeamento Geológico - Formosa. Brasília, 2022.


WhatsApp icone
bottom of page