top of page
  • Foto do escritorLucas Cunha e Gabriel Simões

As gemas mais valiosas



Quando falamos sobre gemas estamos nos referindo a um mineral considerado apropriado para fins estéticos. Dessa forma, a beleza do cristal, ou seja, sua qualidade e pureza, seu brilho, sua cor e seu corte (lapidação), além da raridade do mineral em questão e sua demanda no mercado, são aspectos importantes para definir o valor da pedra.

No entanto, quando vamos definir o valor de uma gema específica, algumas particularidades bastante subjetivas também são levadas em consideração. Dentre esses aspectos intangíveis, podemos destacar, por exemplo, a história de uma pedra preciosa específica ou seus usos místicos ou religiosos. Se por acaso a pedra pertencia a uma rainha no século XVI e desde então passou pela mão de outros 10 monarcas e foi disputada em 20 guerras até o dia de hoje, com certeza o seu valor hoje será bem acima do normal para gemas daquele mesmo mineral.

Dessa maneira, podemos classificar as gemas mais valiosas em 2 tipos: considerando apenas o valor por quilate da gema, isto é, sem considerar aspectos intangíveis; e também considerando pedras específicas, as quais muitas vezes possuem até nomes próprios.


As 5 gemas mais valiosas do mundo por quilate:


: Painite (60.000 dólares por quilate)

Considerada pelo Guinness, livro de recordes, o mineral mais raro do mundo, a Painite foi descoberta na Birmânia em 1951, pelo gemólogo britânico Arthur Charles Davy Pain. Apesar de recentemente Myanmar ter começado a produzir Painite em algumas minas, existem apenas cerca de 1.000 gemas desse tipo no mundo.


: Garnet Azul (1.500.000 dólares por quilate)


A variedade azul das garnets é bastante mais valiosa. A ocorrência deste tipo de mineral está associada a alguns lugares como o Quênia, Tanzânia, Rússia, Índia e Sri Lanka.


: Serendibite (1.800.000 dólares por quilate)


Esta gema é encontrada no Sri Lanka e foi descoberta em 1902. Sua cor é preta e algumas vezes parece ser azulada. Ela é composta por cálcio, alumínio, silício, boro e oxigênio.


: Diamante Vermelho (2.500.000 dólares por quilate)


Esta variedade raríssima de diamante possui o valor exorbitante de mais de 2 milhões de dólares por quilate, uma vez que existem apenas 30 gemas deste tipo no mundo, sendo que a maioria pesa menos de meio quilate.


: Jadeite (3.000.000 dólares por quilate)


Esta variedade branco-esverdeada de piroxênio, bastante translúcida e com textura fribrosa, é encontrada em lugares como a Birmânia, Tibete e algumas partes da China e da Guatemala. A variedade mais valorizada desse mineral recebe o nome de Jade Imperial Green, com uma impressionante cor verde esmeralda e altíssima translucidez que justificam seu valor.


As 5 pedras preciosas mais caras do mundo


Blue Belle da Asia - Safira (17.300.000 dólares)


A Blue Belle da Asia possui 392,52 quilates e é considerada a safira mais cara do mundo. Ela foi descoberta em 1926, no Sri Lanka. Sua venda ocorreu em Genebra, em 2014.


Sunrise Ruby - Rubi (30.420.000 dólares)


Este rubi birmanês criado pela Cartier possui 25,59 quilates e é conhecido pela sua coloração única chamada de “pigeon blood” ou sangue de pombo, em português. Após sua venda em 2015, a pedra se estabeleceu como o rubi mais caro do mundo.


Orange - Diamante laranja (35.500.000 dólares)


Considerado o maior diamante laranja do mundo, esta pedra de 14,82 quilates foi vendido por 35,5 milhões de dólares em 2013. A sua ocorrência é extremamente rara, uma vez que diamantes de cor laranja normalmente possuem colorações secundárias, não sendo puramente laranjas.


Oppenheimer - Diamante Azul (57.500.000 dólares)


O Oppenheimer é um diamante azul de 14,62 quilates com um corte de esmeralda. Seu nome foi escolhido em homenagem ao proprietário anterior, Philip Oppenheimer, cuja família era dona da famosa empresa De Beers.


Pink Star - Diamante rosa (71.200.000 dólares)


O diamante rosa Pink Star possui 59,60 quilates. Ele foi encontrado na África do Sul em 1999 e a sua venda recorde ocorreu em 2017, em Hong Kong, estabelecendo a joia como a mais cara já vendida na história da humanidade.


Referências


Conheça as 10 pedras preciosas mais caras do mundo. Segredos do Mundo. Disponível em: https://segredosdomundo.r7.com/pedras-preciosas-mais-valiosas-do-mundo/ Acesso em 25 out 2023.


Conheça as 10 pedras preciosas mais valiosas do mundo. HiperCultura. Disponível em: https://www.hipercultura.com/pedras-preciosas-mais-valiosas-do-mundo/ Acesso em 25 out 2023.




Comments


bottom of page