• Luís Marquis e Pedro Galdino

Como funciona a Análise de Água realizada pela Cráton?



O que é Análise de Água?


A análise de água é uma inspeção realizada sobre uma amostra de água de determinado local, com o objetivo de identificar os parâmetros físicos e químicos que a compõem. Os índices analisados dependem diretamente da necessidade do cliente, podendo-se realizar, por exemplo, análise de potabilidade, de qualidade para irrigação ou até mesmo de balneabilidade. Dessa forma, a análise de água possui variadas aplicações.


Como é realizada?


A análise de água realizada pela Cráton divide-se em três etapas diferentes, são elas: a coleta, o laboratório e o escritório.


Coleta


Na etapa de coleta, quando necessária, os funcionários da Cráton vão até o local para coletar a amostra de água de maneira adequada, assim evitando contaminações. Nessa fase é realizada a higienização com álcool 70% do local de recolhimento, como torneiras e canos, além da utilização de recipientes plásticos esterilizados especificamente para a coleta. No local ainda são efetuadas análises preliminares com a sonda multiparâmetros, medindo pH, condutividade e temperatura.


Laboratório


Na etapa de laboratório, os membros da empresa enviam as amostras coletadas para os laboratórios da Universidade de Brasília (UnB), onde tem-se suporte de técnicos e professores especializados no assunto. As análises são realizadas o quanto antes, de forma a preservar a amostra coletada em temperatura ideal, evitando assim possíveis interferências ou contaminações.

Nessa fase, são utilizados principalmente três equipamentos diferentes para análise, sendo eles o Cromatógrafo Iônico, o ICP-OES e o Kit Colitest. O primeiro mede os ânions, como fluoreto, cloreto, nitrato, fosfato e sulfato, enquanto o segundo equipamento mede os cátions, como cálcio, magnésio, sódio, potássio, silício, alumínio, entre outros. Por último, têm-se o terceiro dispositivo, que detecta a presença de coliformes fecais e Escherichia coli.


Escritório


Por fim, a etapa de escritório, também realizada pelos funcionários da empresa, é o processo de análise dos dados obtidos na coleta e pelo laboratório. De acordo com padrões determinados pelas legislações vigentes, é explicada a qualidade, o uso e a classificação da água referente às amostras coletadas. A partir disso, construímos o relatório técnico compilando todas as imagens e os dados analisados, caso necessário, com um laudo técnico atestando e identificando a qualidade e características da amostra, conforme a solicitação do cliente.


Procura um serviço de análise de água? Faça um orçamento sem compromisso com a Cráton clicando aqui.

#analisedeagua #poçoartesiano #potabilidade



WhatsApp icone