top of page
  • Foto do escritorMariana Bispo Rodrigues

Qual a importância da análise da água e os riscos à saúde?


O consumo de água é essencial quando o assunto é nossa existência. O consumo de uma água potável e de qualidade é essencial quando o assunto é nossa existência com saúde.



Mas o que significa uma água potável e de qualidade?


A água potável é a água própria para o consumo humano, livre de substâncias e organismos que possam nos trazer doenças. Essas são ocasionadas quando entramos em contato com águas oriundas de uma piscina contaminada, da torneira ou até mesmo do chuveiro que usamos todos os dias para tomar banho. Isso mostra que não só a água que consumimos, mas também a que utilizamos para cozinhar, cultivar, plantar, lavar roupas, utensílios diversificados e afins, exige um cuidado especial, e é por isso que existe a análise da água; para sabermos se determinada indústria, prédio, condomínio ou até mesmo nossa casa, está usufruindo de uma água que se encontra de acordo com os padrões de qualidade que garantem não haver risco à saúde.



E como funciona a análise da água?


Para identificar essas substâncias que podem ser prejudiciais ao nosso bem estar e determinar a qualidade da água, é realizada uma análise físico-química, visando a estimativa de determinados parâmetros, que são definidos conforme a finalidade do uso da água (podendo ser para irrigação, industrial ou consumo humano). No caso da potabilidade, os quesitos analisados são: ph, turbidez, presença de microrganismos (os microrganismos considerados indicadores de contaminação em águas minerais, são: coliformes totais, coliformes fecais e/ou Escherichia coli, clostrídios sulfito redutores a 46ºC, enterococos, Pseudomonas aeruginosa e a contagem de bactérias heterotróficas). Este procedimento deve ser feito levando em consideração todas as precauções e cuidados necessários, desde a etapa da coleta, que consiste na ambientação dos recipientes para o recebimento da amostra seguindo etapas técnicas que previnem sua contaminação, até a elaboração do relatório, para que não haja comprometimento no resultado final.



O que acontece quando ingerimos ou temos contato constante com uma água que não está de acordo com os parâmetros definidos pelo Ministério da Saúde?


Um exemplo muito comum é a infecção causada pela bactéria Escherichia coli, que pode ocasionar graves problemas intestinais e até infecções urinárias, causando dores abdominais e enjoos. Essa é uma dentre inúmeras bactérias que podem ser encontradas quando lidamos com águas desconhecidas e sem certificado de qualidade.

Não perca tempo e venha fazer análise da água de seu estabelecimento e/ou indústria para garantir maior qualidade de seu produto e segurança à saúde de seus consumidores.





WhatsApp icone
bottom of page