top of page
  • Foto do escritorJuliana Berbert e Gustavo Vogado

Topografia: Conceito e Utilidades



O que é Topografia?


Topografia é a ciência que estuda a superfície de um terreno, com objetivo de extrair dados sobre o seu relevo por meio de cálculos e instrumentos. Assim, é possível mensurar suas dimensões, variações altimétricas, atribuir coordenadas e registrar outras feições geográficas com a finalidade de traduzi-las de forma compreensível para se fazer análises da área de interesse.



Para que serve a Topografia?


A topografia tem como principal produto o mapa topográfico. Esse produto é o resultado final do levantamento topográfico, e representa graficamente os elementos da área de interesse. É nele que as curvas de nível, dimensões da área em escala, pontos cotados, norte, coordenadas geográficas e outras representações do terreno estarão dispostas.

Essas informações dispostas na planta topográfica são fundamentais para obras de qualquer natureza, sendo essencial para engenharia civil, mineração, reflorestamento, hidrografia, controle de habitações e muitas outras aplicações.

Os mapas topográficos são elaborados por meio de equipamentos e softwares apropriados, bem como métodos de medição e representação gráfica considerando-se os parâmetros, metodologia e legislação, com o intuito de apresentar um trabalho topográfico de acordo com as normas técnicas.

A partir da obtenção, do processamento e da interpretação dos dados, estes serão colocados de forma visual para que possam ser utilizados, seguindo a legislação vigente, os métodos legais e diretrizes de realização, nas formas de guias e embasamento de projetos arquitetônicos, de cadastramento de propriedades, de informativo em casos de geotecnia e também no planejamento agrário. Dessa forma, o estudo topográfico se faz necessário não apenas por questões técnicas ou estéticas, mas no cunho de segurança e profissionalismo envolvendo as diferentes áreas de estudo da superfície.



WhatsApp icone
bottom of page