top of page
  • Foto do escritorLetícia Brotherhood

Projeto Ypê: um case de sucesso




Em Outubro de 2021 a Cráton Consultoria foi contratada pela grande empresa Quimica Amparo Ltda, sendo a representante da marca Ypê em Anápolis- GO.

Contratados para realizar o serviço de condutividade hidráulica, a fim de caracterizar o perfil de infiltração do solo da unidade, tendo como entrega uma relatório completo acerca da pedologia da região, geomorfologia, geologia e questões climáticas, como períodos de estiagem, além de mapas temáticos,inventário fotográfico e tabelas de cálculo de condutividade.


Da contratação ao projeto:


Convidados por e-mail para participar do processo de licitação da empresa, a Cráton foi a ganhadora ao demonstrar conhecimento técnico, preço justo e seriedade ao nosso cliente. Em seguida, após uma reunião de alinhamento de nosso gerente com o consultor ambiental da sede pudemos compreender quais as expectativas, o intuito do levantamento e conversar sobre os métodos escolhidos por nossa equipe, valorizando sempre a transparência e o diálogo. Vale explicar que uma condutividade hidráulica pode ser realizada de diversas formas já que o seu objetivo é compreender como a água se comporta no solo ao longo de diferentes profundidades, serviço essencial para estudos ambientais como os impactos em recargas de aquíferos.

Assim, optamos por escolher uma abordagem completa, com os métodos de anéis concêntricos e “open end hole”, utilizados para analisar a condutividade vertical (Kv) da água em superfície e nas profundidades de 50, 100, 150, 200 cm, respectivamente.


O levantamento:


Após a chegada da nossa equipe na Unidade, nos direcionamos aos nossos pontos estratégicos planejados para o estudo, sendo os ambos ensaios completos. Os ensaios foram realizados em 1 dia de campo, sendo necessário realizar 4 furos no solo e posicionar o anel em seu devido local. Assim, enquanto o ensaio é realizado há um cronômetro para monitorar quanto tempo a água demora para ser absorvida.

Por fim, nossos geólogos partem para a descrição do ambiente, do solo, das rochas encontradas enquanto se cavava e seus possíveis minerais, tudo para se obter um estudo excelente e completo, marca da Cráton.


O produto final:


Após 30 dias úteis foi-se apresentado um relatório contendo mais de 50 páginas, 4 mapas e 2 tabelas, este ilustrado com cerca de 20 fotos descrevendo os métodos, a bibliografia, o meio físico e as conclusões do levantamento, assinado por um técnico qualificado e com emissão de uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) emitida pelo CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).

Nosso produto recebeu elogios como: “Acho que o serviço foi bem feito e bem executado, de acordo com possível. O relatório atendeu minhas expectativas, o acompanhamento ao cliente foi ótimo, sem reclamações quanto a isso - Analista de meio ambiente da Ypê”, por fim, obtivemos um índice de satisfação nota 10, tendo como os critérios avaliados a solução do problema, a qualidade do serviço e indicação.


Interessou-se pelo serviço? Clique no botão abaixo e entre em contato conosco.




WhatsApp icone
bottom of page