top of page
  • Foto do escritorIsadora Aguiar

Rochas de Plástico. Verdade ou Mentira?


Por incrível que pareça essa afirmação é verdadeira, foram encontradas rochas de plástico! A descoberta foi feita em 2019, pela pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernanda Avelar Santos, enquanto ela fazia um mapeamento sobre riscos geológicos no Parcel das Tartarugas, região da Ilha da Trindade, localizada a 1.140 quilômetros da capital do Espírito Santo, Vitória. A pesquisadora encontrou rochas cimentadas por plástico, mas como isso é possível? Continue lendo para saber mais.

Imagem 01: Pesquisadora que descobriu rochas compostas por plástico.


O arquipélago em que a Ilha de Trindade está localizada possui uma área de 9,2 quilômetros quadrados e pertence a uma cadeia de montanhas submarinas do Atlântico Sul. A ilha surgiu há aproximadamente 3 milhões de anos depois de uma série de explosões vulcânicas.

Imagem 02: Foto do Arquipélago onde localiza-se a Ilha de Trindade.


Atualmente 3 tipos de detritos plásticos já foram estudados:

  • Piroplásticos: o plástico derretido se funde e, com a ação da erosão, suas formas que podem ser inicialmente angulosas se tornaram arredondadas, parecidas com formações naturais. Têm baixa densidade e por isso são carregados e dispersados no ambiente.

  • Plastitones: têm formação similar a de rochas igneas, porém neste caso o derretimento do plástico forma rochas compactas e homogêneas que com o tempo sofrerão processos de erosão.

  • Plastiglomerados: formam-se quando diversos tipos de materiais, como fragmentos de rochas, conchas e plástico, são aquecidos e assim, cimentados pelo plástico derretido, formando uma rocha heterogênea.

A poluição ocasionada nesta região se dá, em grande parte, pelos materiais plásticos, oriundos de redes de pesca que chegam na praia por correntes oceânicas. Os danos causados por esse problema são imensuráveis, além de alterar os cenários de fauna e de flora do ambiente terrestre, coloca em risco todo o ecossistema da área que abrange espécies endêmicas de peixes e diferentes conjuntos recifais.

O esquema abaixo, produzido pela UFPR, ilustra os processos que envolvem a formação dessas rochas cimentadas por plástico.



Referência Bibliográfica


TOKARSKI, Jéssica. Pesquisadores encontram rochas formadas por plástico na Ilha da Trindade. Ciência UFPR, 2023. Acesso em: https://ciencia.ufpr.br/portal/pesquisadores-encontram-rochas-formadas-por-plastico-na-ilha-da-trindade/ .




Gostou do texto? Clique no botão abaixo para ler mais conteúdos relacionados.



Comments


WhatsApp icone
bottom of page